Curiosidades > Viagens
Qual é a melhor forma de viajar com o cachorro?
Se o programa de final de semana ou férias da família for uma viagem, seja para perto ou para longe, é preciso ficar atento a algumas dicas.
É importante verificar se o local, seja pousada, hotel ou até mesmo a casa de amigos, aceita receber cães.
Caso a resposta seja não, é importante verificar o melhor local para deixar seu cachorro. Atualmente, existem hotéis e hospedagens só para cachorro onde é possível deixá-lo com toda segurança e conforto.
Se a resposta for positiva, vale considerar como será feito o transporte do cachorro até o destino. Atualmente, existem diversas maneiras de transportar os cães em carros, como caixas, bolsas e cintos apropriados.
Que tal uma dica para você curtir ainda mais o seu período de lazer na compânia de seu cão?
Para os cães é muito importante conhecer ambientes fora de seu habitat. Então, procure levá-lo a programas diferentes, onde vocês possam se divertir juntos!
Uma sugestão especial de programa para se fazer com seu cão são as trilhas e caminhadas. Existem diversos passeios nesse estilo que com certeza irão se adequar a você e seu cão.
Porém, é importante ficar atento a alguns detalhes:
- Fique ligado a temperatura no dia do passeio. Dias de muito calor podem deixar o solo quente, queimando a pata de seu cão.
- Leve um recipiente com água. A hidratação de seu cão ao longo do percurso é fundamental.
- Os obstáculos no caminho podem não ser tão fáceis assim para o seu cachorro. Verifique o trajeto com antecedência e veja o nível de dificuldade. Além disso, vale a pena verificar se é permitido que se leve o cão junto.
- Respeite os seus limites e os de seu cão. Vá fazendo pequenas pausas para repouso e hidratação.
Com certeza o passeio renderá momentos inesquecíveis para você e seu cachorro!
Será que é perigoso para o cão andar na janela do carro?
Sim, essa prática pode ser muito perigosa! Por mais que muitos cães adorem aquela sensação de vento no rosto ao passearem de carro, é preciso ficar de olho.
Os maiores riscos que seu cão corre é o de ter algo atingindo seus olhos como areia e pequenos insetos e também um sério problema de otite, causada pelo vento forte batendo em suas orelhas.
Além de todos esses riscos para o seu cachorro, o código brasileiro de trânsito prevê infração grave para os motoristas que levam cachorros no banco do carona sozinhos ou no colo.
Fique atento e procure a melhor forma de transportar seu cão com segurança.
Vamos Curtir uma Praia?
Curtir uma praia na companhia de seu pet é diversão garantida! Porém, alguns cuidados são necessários para que o passeio seja prazeroso do início ao fim. Tudo começa com a escolha da praia. Para que a brincadeira possa correr solta, sem nenhum problema para o seu pet e para quem estiver na praia, procure por praias com menos movimento ou por horários alternativos, onde as praias de maior movimento costumam estar mais vazias.
Uma outra dica é prestar atenção no que seu cão está fazendo, afinal ele não vai querer ficar preso na guia o tempo todo com tanta diversão ao seu alcance. Acompanhe seus passos, evitando que ele possa ir muito longe ou incomodar outras pessoas ou cães que também estejam por ali.
Procure também recolher todo e qualquer lixo produzido por você e seu cão. Não é por que, eventualmente, a praia esteja suja, que você deve contribuir para isso. O ideal seria evitar que seu cão faça suas necessidades na areia, porém, se não tiver jeito, procure recolher o mais rápido possível.
As pessoas costumam deitar e brincar na areia, respeitar esse espaço é fundamental. Manter a hidratação e ter um espaço de sombra para descansar também são fundamentais no meio de tanta diversão. Procure sempre impor alguns intervalos na brincadeira, para o descanso à sombra e a hidratação aconteçam. Fora isso, em dias de sol forte, o ideal é fugir dos horários de pico, indo à praia de manhã, bem cedo ou ao final do dia, quando se costuma estar mais fresco.
A farra foi boa, mas como todo dia de boa diversão também chega ao fim. Agora é hora de cuidar de seu cão, dando-lhe um bom banho. A água do mar e a areia costumam ter bactérias e micro-organismos, que podem fazer mal ao pelo e a pele de seu cão. Assim, é de extrema importância que ao chegar em casa, ele tome um bom banho, evitando futuros problemas dermatológicos.
Hoje tem arraiá? Tem sim senhor!
As festas Juninas são super animadas e fazem a alegria de adultos e crianças. Então, por que não colocar os cães na brincadeira e deixar a farra em família muito mais divertida?
O mercado pet já disponibiliza diversos modelos de vestuário e acessórios para cães, que são típicos dessa época do ano. Imagina dançar quadrilha com o seu cachorro como par? Não seria uma ideia interessante? E não se esqueça, de que o conforto é o item principal na hora de escolher o que seu pet vai vestir.
Porém, para brincadeira ficar divertida do início ao fim, é preciso estar atento. Os cães são sensíveis ao barulho dos fogos, que podem estar presente em algumas festas. Então, antes de levar seu cão a um determinado Arraiá, procure saber com quem já o frequentou ou pesquise na internet sobre o uso de fogos nesse evento. Um outro detalhe importante é saber se a festa (ou evento) permite a entrada de animais. Caso a resposta seja negativa, a sugestão é
criar o seu próprio Arraiá Pet com os amigos mais chegados. Imagina como seria divertido todos fantasiados? E no caso do seu pet, uma bandana xadrez já daria o tom da festa.
Já as comidas típicas, todos sabemos que são irresistíveis! E os cães, gulosos como só eles, não resistem a uma guloseima. Mas... nem sempre dar essas comidas aos cães é recomendado. São doces e salgados muito ricos em açúcares, gorduras e outros ingredientes prejudiciais a saúde de seu cão. Então, consulte o veterinário e veja o que é indicado para ele nessas ocasiões.
Como é bom ter espaço para correr e se divertir!
Não existe cachorro que não goste de um bom espaço para correr e brincar, seja em companhia de outros cães ou até sozinho!
Para os cães que vivem em apartamento, é importante ter um momento em que possam curtir um espaço ao ar livre, brincar e correr.
Tentar inserir momentos como esses na rotina, mesmo em nossa correria dos dias atuais, ajudam os cães a evitar problemas de saúde relacionados, por exemplo, a obesidade por falta de exercícios frequentes.
Fora isso, cães que costumam fazer exercícios e passear, são menos ansiosos e agitados, ficando mais tranquilos enquanto estão em casa.
E, a cada passeio, procure incentivar a sociabilização de seu cão com outras pessoas e animais. Isso ajuda muito a evitar o estranhamento, quando se recebe visita em casa.
Vamos Passear no Shopping?
Muitos shoppings e galerias pelo Brasil estão aderindo à uma moda que já existe a algum tempo no exterior, o chamado, “Dog Friendly”. Mas o que seriam esses ambientes?
A moda começou ainda um pouco tímida, onde os estabelecimentos liberaram a entrada de pets, de uma forma geral, criando algumas regras básicas para uma boa convivência com os clientes que gostam de passear e não estão em companhia de seus cães.
Ao ver que os clientes começaram a gostar dessa “brincadeira” os shoppings começaram a criar atrativos, ou pequenos mimos, para deixar os cães ainda mais à vontade. Existem bebedouros espalhados pelos corredores, parquinhos e atividades para cães e até quiosques que vendem comida própria para os animais.
Como dito anteriormente, os estabelecimentos possuem regras para uma boa convivência e costumam ser bem rigorosos no cumprimento de cada uma das normas estabelecidas. Cada local pode determinar suas próprias regras, porém, as mais comuns são que os cães devem estar sempre presos a uma coleira com guia e os de grande porte,
que possam apresentar algum risco a outros visitantes, devem usar uma proteção de focinho. Mas, acima de tudo, cabe a nós, responsáveis pelos cães, termos o bom senso e, conhecendo o comportamento de nossos pets, saber como poderia ser seu comportamento em público, julgando assim prudente ou não leva-lo a esse passeio.
Já em Clima de Natal!
O Natal chegou e a oportunidade de estarmos ao lado de quem amamos também está presente! E, é claro, que nossos tão amados cães também estão inclusos nessa deliciosa bagunça!
Nessa época do ano é comum que as famílias façam diversas brincadeiras para entreter as crianças e deixar a noite de Natal ainda mais feliz. Mas e os cães, como fazer para incluí-los nas brincadeiras? É possível criar brincadeiras misturando a criançada e os pets?
Claro que sim! Uma das sugestões mais legais é a caça ao tesouro. A criançada recebe pistas de onde estão escondidos os presentes da turma, incluindo os cães e todos saem para procurar juntos, criando um momento de interação e descontração entre a família.
Uma outra ideia, é que, caso haja a visita do Papai Noel na casa, fazer com que o cão entre como mascote, ajudando na entrega dos presentes e participando da brincadeira.
Ah, e não esqueça! O Papai Noel também ama receber as cartinhas de nossos amigos cães. Seu cão já fez a dele? De que forma ele participará do Natal da família?