Transportes > Ônibus de Turismo

Qualquer cão pode viajar em ônibus intermunicipais?
Não. Por mais que cada empresa tenha sua própria normatização, um consenso geral é que apenas animais de até 10 kg possam embarcar.

Em quais condições devem ser esse embarque?
Em primeiro lugar, os cães não podem embarcar se suas características, de alguma forma, comprometerem a segurança e o conforto de outros passageiros mesmo que dentro das caixas de transporte (agressividade, por exemplo).
Um laudo veterinário com data de até 15 dias antes da viagem e a carteira de vacinação devem ser apresentados comprovando a boa saúde e a integridade física do animal.

O cachorro pode viajar no colo ou precisa de alguma caixa?
É preciso usar uma caixa de transporte que siga as regras apresentadas por cada empresa de ônibus. Normalmente não é permitida a entrada de animais fora das caixas.

Cães pagam a passagem de ônibus?
A cobrança é permitida. Porém, isso pode variar de empresa para empresa.

Há limite de animais por ônibus?
Isso pode variar de empresa para empresa. Existem empresas que limitam o número de cães por veículo. Então é preciso estar bem informado sobre quais são as reais regras da empresa pela qual se está viajando. Além disso, ainda existem empresas que só permitem que os animais embarquem se todos a bordo concordarem.

Depois que o ônibus sair da rodoviária, meu cão pode ficar fora solto ao meu lado?
Não. O cão deve ficar dentro de sua caixa de transporte durante todo o período da viagem. Sendo assim, o ideal é que, se houverem paradas, se aproveite para também dar água e comida para o animal, além de deixá-lo dar uma circulada pelo local para fazer suas necessidades. Além disso, procure forrar a caixa com tapete higiênico e ter sempre um pouco de água e comida em mãos para alguma emergência.