Transportes > Cão-guia

Podemos brincar ou permitir que brinquem com um cão-guia?
Por mais que sejam cães e seja quase impossível resistir a fazer um carinho ou agrado, precisamos lembrar que esses animais estão em seu horário de trabalho. Antes de se dirigir ao cão para oferecer petiscos ou carinho, pergunte ao tutor se o horário é adequado.

Há alguma restrição a presença de cão-guia em algum tipo de transporte?
Não. Nem em transporte nem em estabelecimentos comerciais como shoppings e restaurantes. A entrada desses animais é permitida em qualquer local (ou transporte) de uso público. Caso seja presenciada alguma situação em que o cão e seu dono passem pelo constrangimento da recusa da entrada do animal, isso é passível de denúncia e multa ao local (ou empresa de transporte).

Como se sabe que o cão é um cão-guia? Como ele pode ser identificado?
Os cães guias, durante o “serviço” utilizam uma vestimenta especial composta por um colete diferenciado com uma guia que, na maioria das vezes, é rígida, facilitando assim o controle por parte do tutor.

Há algum documento que precise ser apresentado pelo tutor para que ele possa acessar transportes e lugares públicos?
É preciso estar em porte de uma plaqueta ou carteira de identificação do cão comprovando que o cão passou por um treinamento. Não que isso irá ser pedido. Porém, é preciso que o dono esteja em posse dele caso haja necessidade.
Além disso, é preciso estar sempre com a carteira de vacinação completa e atualizada em mãos e o cão também precisa estar com toda vestimenta característica de um cão guia, composta por coleira, guia e arreio com alça.

E o que vem escrito nesses documentos?
Se for uma carteira de identificação, ela deverá conter o nome do usuário e do cão guia, informações sobre o centro de treinamento ou do treinador autônomo, contendo, inclusive, o CNPJ, se for empresa ou CPF se for pessoa física além da foto do dono e de seu cão.
Mas se for uma plaqueta de identificação, ela deverá conter o nome do cão e de seu proprietário e a identificação de seu centro de treinamento ou treinador com o número de CNPJ ou CPF.

Deficientes em companhia de cães-guias tem direito ao uso de acentos preferenciais no transporte público?
Sim. Geralmente são os acentos mais amplos ou que tenham a identificação para o uso de pessoas com deficiência.

Como deve ser feito treinamento de um cão Guia?
Eles geralmente são treinados até os 2 anos de vida. Durante esse tempo, ficam na casa de uma família voluntária que lhe ensinarão a conviver bem com seres humanos e ainda passam por um treinamento especializado com um treinador próprio para cães guias.

Um cão-guia se aposenta?
Sim. Eles costumam cumprir bem essa função de cão guia por 8 anos. Depois disso o dono terá a opção de mantê-lo como cão de estimação ou de disponibiliza-lo para adoção.