Curiosidades > Nutrição
Será que os cães tem a mesma necessidade de ingerir água que os humanos?
Em um cão, a perda de 10% da água do seu corpo, pode causar problemas significativos de saúde.
Além de saudável, a hidratação adequada pode contribuir para o melhor desenvolvimento de um cão.
É preciso que eles tenham acesso à água potável em todos os momentos.
Cães precisam de água três vezes mais do que comida todos os dias. Em ocasiões especiais, como dias extremamente quentes, na fase da amamentação ou durante as atividades físicas ao ar livre, essa quantidade deve ser ainda maior.
Por que o chocolate faz tão mal aos cães?
Hoje vamos abordar um assunto que muito dono de cachorro, apesar de já saber que faz mal, não sabe o porquê do chocolate ser tão prejudicial à vida de um cão. Se você costuma dar um pedacinho de chocolate, por menor que seja, para o seu amigo, tentando agradá-lo, saiba que você pode estar envenenando o seu cachorro.
O chocolate, que nós humanos consumimos, principalmente o escuro, contém teobromina, uma substância que faz um grande estrago no sistema nervoso dos cães. Presente no cacau, a teobromina pode provocar crises alérgicas, aumento da pressão arterial, taquicardia, arritmia, tremores e convulsões.
A maioria dos donos não sabe que embora o chocolate seja inofensivo para nós, humanos, para os cães ele pode significar um risco de vida.
Por isso, pensando na saúde e bem estar dos cães, o mercado pet já disponibiliza um “chocolate específico para cães”. Que nada mais é do que um petisco, com sabor ou cheiro de chocolate. Estes "chocolates" costumam ter farelo de soja e aroma de baunilha, isso faz com que fiquem bem parecidos com chocolate que consumimos, mas sem as substâncias prejudiciais à vida de seu cachorro.
Os cães podem tomar sorvete?
Quando faz aquele calor, não há nada melhor do que um delicioso sorvete para refrescar. Todos nós adoramos! Isso vale igualmente para os cães que, em dias quentes, também adoram espantar o calor! Seja com um bom banho ou até mesmo roendo uma pedra de gelo.
Será que o sorvete que tomamos tem alguma contraindicação para o consumo canino?
O sorvete é, sem dúvida, um alimento nutritivo e refrescante. Mas quando falamos de alimentação para cães a questão é um pouco mais complicada.
Vamos considerar algumas questões para justificar o consumo (ou não) do nosso sorvete, pelos cães. A primeira coisa a ser levada em conta é: cães também podem ter intolerância a lactose, o que por si só, o impediria de consumir a maior parte dos sabores de sorvetes de seus donos. Uma outra questão importante a se considerar é a presença do açúcar. O excesso de açúcar dos sorvetes pode causar obesidade e ainda dar cáries em seu cachorro. Além disso, ainda existem sabores de sorvete como: chocolate e a uva, que podem ser ainda mais prejudiciais. Como já foi falado anteriormente em
nossa página, esses sabores contêm substâncias que fazem mal a saúde de seu cão.
Sendo assim, o mais aconselhável é que não se dê o sorvete consumido por nós humanos aos cães. Atualmente, já é possível encontrar sorvetes produzidos especialmente para os cães, somente com ingredientes que façam bem à saúde.
Consulte o seu veterinário e siga as suas orientações para o consumo correto deste produto por seu cão.